Público poderá curtir dois dias de 30ª Blumentanzfest de forma gratuita em setembro

Pré-lançamento da festa ocorreu durante o Café do Morgen, realizado no domingo (16/7).

299
Crédito: Andreas Hamester / Divulgação

O Centro Cultural Morgenstern, de Colinas, comemora 33 anos de atividade ininterrupta nesta quinta-feira (20/7). E para celebrar, na tarde de domingo (16/7), o grupo promoveu o já tradicional Café do Morgen, realizado anualmente.

O evento contou com a apresentação de todos os dançarinos do Centro Cultural, desde crianças da categoria Kindergruppe (4 anos de idade) até idosos da categoria Melhor Idade, que já ultrapassaram os 90 anos, passando pelos grupos Infantil, Infanto, Juvenil e Casais.

São aproximadamente 150 dançarinos, todos sob a coordenação do instrutor de danças folclóricas alemãs Andreas Hamester.

Resgate das Origens

Ainda durante o evento de domingo ocorreu o pré-lançamento da 30ª Blumentanzfest – Resgate das Origens, que neste ano, de forma inédita, será realizado em dois dias – 16 e 17 de setembro.

Haverá uma programação especial para marcar a trigésima edição do evento, sendo que o grande destaque da programação é o show da Banda Cavalinho, que acontecerá no sábado à noite.

Também foi realizada homenagem às 18 mulheres, entre crianças e adultas, que já passaram pelo cargo de Menina-Flor da festa, das quais 12 estiveram presentes, incluindo a primeira, Daiane Andrade.

Crédito: Andreas Hamester / divulgação

Haverá uma programação especial para marcar a trigésima edição do evento, sendo que o grande destaque da programação é o show da Banda Cavalinho, que acontecerá no sábado à noite.

Fabrício Kortz, secretário-geral do CC Morgenstern, explana que a expectativa de público é de, no mínimo, 5 mil pessoas. “Mas acreditamos que será possível atingir até 8 mil nos dois dias de evento. Essa expectativa de público se baseia no fato de estarmos trazendo para o sábado de noite a Banda Cavalinho, que para os grupos folclóricos é considerada a melhor banda de shows, sendo destaque na Oktoberfest de Blumenau. Então, certamente teremos um grande público de grupos folclóricos”, pontua.

Após a banda, o baile da noite do dia 16 segue com a animação da Orquestra La Montanara, outro importante conjunto da região. “E no domingo o baile da tarde fica por conta da Banda Munich, de Santa Catarina, também com grande potencial de trazer público. Além disso, os jogos germânicos também devem atrair as pessoas, uma vez que serão disputados em sistema de equipes por comunidades”, ressalta Kortz.

O secretário-geral explica que, como a 30ª Blumentanzfest foi beneficiado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio Grande do Sul (LIC/RS), não haverá cobrança de ingressos, sendo que todas as atividades terão entrada liberada e ampla acessibilidade para todo o público.

“Temos alguns grupos confirmados, como os das cidades de Estrela, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Não-me-Toque e Nova Petrópolis. A expectativa é de superarmos facilmente 20 grupos visitantes”, conclui.

Programação (sujeita a alterações)

16/9
9h – Abertura da Blumentanzfest
9h30 – Jogos Germânicos – Apresentação das equipes
10h às 11h45 – Tarefas dos Jogos Germânicos
12h – Almoço
13h30 às 16h – Tarefas dos Jogos Germânicos
15h30 às 17h – Banda Star 3 (Palco Alternativo)
18h30 – Recepção dos Grupos Folclóricos visitantes
19h às 21h – Apresentações dos Grupos Folclóricos visitantes
19h às 22h – Janta
21h às 22h – Show de abertura Morgenstern
22h – Show Banda Cavalinho
0h – Orquestra La Montanara (Palco Principal)
0h – 2h – Dj Julio Corotto (Palco Alternativo)
4h30 – Encerramento

17/09
10h às 11h30 – Finais dos Jogos Germânicos
12h – Almoço
13h30 – Premiação do concurso de Jardim Mais Bonito de Colinas
14h – Premiação dos Jogos Germânicos
14h30 às 16h – Banda Contato Show (Palco Alternativo)
16h às 20h – Banda Munique (Santa Catarina)
20h30 – Encerramento

- publicidade -