Parceria entre Prefeitura, Emater e Governo Estadual leva açudes a agricultores de Lajeado

Trâmites para a participação no programa Avançar na Agropecuária iniciaram em 2022.

923
Crédito: Rafael Grün / AI Prefeitura de Lajeado

Seis famílias de agricultores de Lajeado estão sendo beneficiadas com a construção de açudes em suas propriedades com a finalidade de, em períodos de seca, usarem a água para irrigação das lavouras e abastecimento de bebedouros dos animais. A iniciativa ocorre por meio de parceria entre a Prefeitura de Lajeado, a Emater/RS-Ascar e o Governo do Estado.

Criado pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), o Programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural tem o Irriga+RS como um dos seus eixos estratégicos e foi por meio dele que os agricultores de Lajeado foram beneficiados. 

Os açudes estão sendo construídos em propriedades dos bairros Conventos (1), São Bento (1), Jardim do Cedro (1) e na localidade de Alto Conventos (3). O licenciamento ambiental para a construção foi emitido pela Sema. 

O programa em Lajeado

Em março de 2022, foram feitas as inscrições para o programa e realizada a seleção e aprovação dos agricultores beneficiários pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento e de Política Agrícola. A secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura elaborou e encaminhou plano de trabalho e documentos necessários para firmar convênio com o Estado.

Em março de 2023, Lajeado recebeu a autorização do Estado para elaboração dos projetos técnicos dos açudes. Em maio, os mesmos foram aprovados pelo Estado e o município recebeu o recurso financeiro para custear as horas de uso de uma escavadeira hidráulica para realização do serviço. Os recursos do programa são do Fundo de Recursos Hídricos do RS com contrapartida do município, oriunda da Sedetag. 

Conforme a engenheira agrônoma da Emater-RS, Andréia Binz Tonin, os projetos técnicos para construção dos açudes escavados para reserva de água foram elaborados pela entidade a partir do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental, incluindo o cadastro no Sistema de Outorga de Água do Rio Grande do Sul (Siout) e Anotação de Responsabilidade Técnica.

- publicidade -