PDT se pronunciará sobre saída do PL após reunião interna

1723
Juliano Renato Körner é secretário de Saúde desde o início da gestão Forneck-Aline

O presidente do Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Teutônia, vereador licenciado e secretário de Saúde, Juliano Renato Körner, preferiu ainda não comentar a notícia da saída do PL da base aliada do governo municipal. “PDT terá reunião amanhã e logo depois da mesma te respondo”, informou Körner após contato da reportagem do Grupo Popular ainda nesta noite de terça-feira (30/1). Ele também não comentou a foto tirada recentemente com o líder do PSDB e pré-candidato a prefeito, Jonatan Brönstrup.

Ainda tentamos contato com o prefeito Celso Aloísio Forneck, porém o mesmo não retornou até a publicação desta matéria. Na manhã de hoje (30/1), Forneck justificou brevemente a ausência da vice-prefeita Aline na abertura da prestação de contas da gestão: “teve um pequeno contratempo e deve chegar em seguida”. Todavia, a vice-prefeita não apareceu, o que já foi algo estranho para quem acompanha a política de Teutônia.

Esta é a terceira gestão que o PDT tem o prefeito de Teutônia. E pela terceira vez há um rompimento com o vice-prefeito.

Em 1988, Silvério Luersen (prefeito) foi eleito com José Danilo Jantsch como vice-prefeito para 1989 a 1992; a relação não durou muito tempo e Jantsch “desembarcou” da gestão.

Em 2004, Silvério Luersen (prefeito) foi eleito com Renato Airton Altmann como vice-prefeito para 2005 a 2008; dois anos depois, Altmann anunciou o rompimento.

Em 2020, Celso Forneck (prefeito) foi eleito com Aline Röhrig Kohl como vice-prefeita para o mandato 2021-2024; três anos depois, Aline e o PL saem do governo.

Aline Röhrig Kohl não precisa renunciar ao cargo. Ela se mantém como vice-prefeita até o fim deste ano, quando encerra o mandato. Ela pode concorrer livremente para qualquer cargo na eleição municipal deste ano.

Caso Celso Forneck precise se afastar do cargo por viagem, saúde ou férias, a vice-prefeita pode assumir o cargo de prefeita em exercício. E na impossibilidade dela assumir, o presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Hagemann (PDT, mas com rusgas com o governo), pode figurar como prefeito em exercício.

- publicidade -