Novo pronto atendimento em Canabarro, PA+ atenderá 24 horas, todos os dias

2717
Ambulatório fica no antigo prédio da Blip / Crédito: Camille Lenz da Silva

Teutônia está se preparando para receber uma unidade do PA+, serviço de pronto atendimento ambulatorial que presta atendimentos de saúde de baixa e média complexidade, que não ofereçam risco imediato à vida do paciente. O Pronto Atendimento Ambulatorial Pro Vale tem unidades em Estrela e Encantado. A terceira unidade no Vale do Taquari fica no Teuto Strip Mall, entre as ruas 17 de junho e Carlos Arnt (fundos do Supermercado Frederico) em Canabarro e terá atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana.

A parceria do Município com a empresa veio suprir uma antiga demanda da comunidade, que é uma unidade de atendimento em finais de semana, à noite e nos feriados, segundo o prefeito Celso Aloísio Forneck. O objetivo, como foi com a ampliação dos horários do Centro Avançado de Saúde (CAS), é aliviar a superlotação pela qual passava o Hospital Ouro Branco (HOB) nestes momentos. “O atendimento ‘de porta’, as fichas verdes e amarelas, é o Município quem precisa dar conta. Olhando todo o cenário, víamos a necessidade de buscar alternativas para isso e fomos buscar exemplos”, disse Forneck.

Segundo ele, quando o espaço for inaugurado – hoje está na etapa de avaliação dos documentos – os postos de Saúde continuarão funcionando normalmente, assim como o CAS. O ajuste que poderá ocorrer é o Centro Avançado retomar o atendimento somente no horário comercial. A previsão de inauguração do PA+ é entre este mês e março.

Funcionamento

O convênio permitirá um determinado número de consultas gratuitas, pagas pela Prefeitura, além dos atendimentos particulares. Toda a população teutoniense poderá ser atendida. A escolha por Canabarro justifica-se por ser esse o bairro com maior densidade populacional da cidade. O paciente não precisa fazer agendamento prévio para ser atendido. O atendimento é feito após uma triagem, que definirá o tempo de espera de cada paciente de acordo com o seu quadro de saúde. No PA+ são realizados procedimentos simples que não se enquadram em casos graves, consultas médicas, exames laboratoriais e aplicação de medicação.


PA+ terá entrada pela Carlos Arnt e pela 17 de Junho / Crédito: Camille Lenz da Silva
- publicidade -