Fazenda Vilanova é um dos municípios que mais cresceu em retorno de ICMS na região

1156
Crédito: Divulgação

Fazenda Vilanova retomou o seu protagonismo nos últimos anos e tem sido um dos destaques em crescimento na região. Dentre os inúmeros índices que atestam o desenvolvimento que o município tem vivenciado, está o índice definitivo de retorno do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), onde Fazenda Vilanova teve o segundo maior crescimento do Vale do Taquari.


Conforme divulgado pela Secretaria Estadual da Fazenda, Fazenda Vilanova teve a segunda maior variação do Vale do Taquari e a 23ª do Estado, ficando, na região, apenas atrás de Bom Retiro do Sul, na comparação entre o índice definitivo de 2023 e o índice definitivo de 2024. O município passou de 0,060836 em 2023 para 0,069705 em 2024, o que representa um incremento de 14,6% no índice.

Esta é uma das maiores, se não a maior, variação da história de Fazenda Vilanova. Com a evolução do índice, Fazenda Vilanova passa da 25ª maior economia do Vale do Taquari para a 20ª maior. No ranking estadual, Fazenda Vilanova passa 333ª colocação para a 289ª posição.

Para o prefeito, Amarildo Luis da Silva, o índice é fruto de inúmeras ações desenvolvidas pelo Município que têm impacto no desenvolvimento econômico e social de Fazenda Vilanova. “Fazenda Vilanova está recuperando o seu protagonismo no Vale do Taquari. A localização privilegiada, ao estar às margens de uma das principais rodovias gaúchas, a BR-386, tem atraído inúmeros investimentos para o município. Junto com isso, temos nossas políticas de incentivo, que estão fazendo com que diversos investidores venham a Fazenda Vilanova, além de fortalecer os empreendimentos locais”, observa.

Silva ainda coloca que os novos investimentos feitos no município têm trazido inúmeros benefícios. “Com mais empresas vindo a Fazenda Vilanova, junto com um trabalho sério de gestão, passamos a ter mais oferta de empregos, mais retorno financeiro e mais renda para nossa a população. Consequentemente, conseguimos aprimorar os nossos serviços e oferecer ainda mais qualidade de vida aos vilanovenses”, afirma o prefeito.

Divulgado pela Secretaria da Fazenda com base no desempenho médio da economia local entre os anos de 2021 e 2022, o IPM Definitivo (Índice de Participação dos Municípios) indica como o Estado vai repartir cerca de R$ 8,5 bilhões, ao longo de 2024, entre as 497 prefeituras. O volume corresponde a 25% sobre a receita de ICMS conforme determinada a Constituição Federal, após as demais destinações constitucionais, como é o caso do Fundeb.

- publicidade -