Ferramenta meteorológica disponibiliza serviços ao produtor rural

Os dados coletados na rede de estações ampliarão a geração de informações de controle e suporte para os produtores rurais e gestores.

1045
Crédito: Divulgação/Secom

O Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro) da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) desenvolveu uma ferramenta para melhor atender ao produtor. Trata-se da implantação do Sistema Operacional de Previsão Híbrida via Inteligência Artificial (Sophia). A inovação foi tema do painel “Aplicações de tempo e clima como ferramenta de suporte ao setor agropecuário” no South Summit Brazil, em Porto Alegre.

De acordo com o Simagro, o controle climático é estratégico para o setor agropecuário. 

Com a implantação do Sophia, novos produtos estão em desenvolvimento especificamente para o setor agropecuário. Esses serviços só serão possíveis por meio da parceria entre a Seapi e a startup AtmosMarine, que começou na primeira edição do South Summit Brazil.

O Simagro possui estações meteorológicas próprias e deve alcançar o número de 100 unidades instaladas pelo Rio Grande do Sul. Os dados coletados na rede de estações ampliarão a geração de informações de controle e suporte para os produtores rurais e gestores. 

O intuito é qualificar ainda mais o serviço ao produtor rural, que é totalmente gratuito, e oferecer os dados por meio de um aplicativo mobile é um site de fácil entendimento.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui