Foram três dias de preparação nas oficinas de palhaçaria para que terça-feira (9/4) iniciasse, com as devidas cerimônias, o maior festival de arte circense no Rio Grande do Sul. O 9º Sesc Circo abriu a programação intensa de espetáculos para apreciação do respeitável público na Lona Sesc Circo, instalada na Av. Piraí, em Lajeado, nas proximidades do Sicredi. Contudo, para inaugurar essa vasta programação, nada mais justo que um grande cortejo.
No centro antigo da cidade, a Casa de Cultura foi o ponto de concentração de artistas locais, banda marcial, participantes das oficinas de palhaçaria, a Caravana Cedelinho e convidados. Unidos pela força da arte e entretenimento os participantes, realizaram um desfile pelo centro de Lajeado chamado toda população para prestigiar.
De Cedelinho, os participantes promoveram uma verdadeira caravana circense pelo Centro de Lajeado. Lojistas, famílias e pedestres pararam para apreciar toda trupe que tem a missão de levar sorrisos para os dias simples. A equipe fantasiada foi preparada durante três dias de oficinas de palhaçaria.
O ator, produtor, diretor e palhaço, Marcelo Militão, demonstra satisfação com o público envolvido nas oficinas. “O pessoal veio com muita entrega e envolvimento para as oficinas e em apenas três dias, montar uma reprise de circo em lona, não é fácil. Todos estão de parabéns pela entrega e pelo coração aberto”, disse. Ao longo dos três dias, os participantes de diferentes idades, amadores, interessados e profissionais, puderam emergir na arte da emoção e diversão.
O cortejo de abertura seguiu até a Lona Sesc Circo para a abertura da programação que segue até este domingo (14/4). Pela primeira vez no município de Lajeado, o evento contará com 20 espetáculos, em um total de 31 sessões disponibilizadas gratuitamente para a comunidade. Conta com o talento de artistas de várias partes do Estado, do País e do exterior, referências na área. A programação é realizada na Lona Sesc Circo, instalada na Avenida Piraí, além de ginásios de escolas de diferentes bairros lajeadenses.
VIDA DE PALHAÇO
Uma das palhaças atuantes nesta edição é Pita, ou Jacqueline Aires. “Ambas” são do Grupo Garagem de Teatro de Caxias do Sul. Jacqueline é administradora de formação e atriz de coração. O circo representa, para a atual atriz e produtora, a essência humana sem máscaras ou rótulos. Vinda de Belém do Pará e moradora de Caxias do Sul há 12 anos, Jaque ou Pita diz que o circo é uma descoberta.
“Ser palhaço é se descobrir e tu colocar pra fora normalmente tudo que tu escondes. A força de um palhaço é justamente o que tu achas que é defeito teu. Ser palhaço é uma grande honra, palhaço não é personagem, é persona. Quando eu descobri essa minha persona de palhaçaria, eu aprendi muito mais quem eu era”, destaca Jacqueline.
Os ingressos são totalmente gratuitos e podem ser reservados no site www.sesc-rs.com.br/sesccirco. A edição é uma realização do Sesc/RS e da Prefeitura Municipal de Lajeado.
SÁBADO (13/4)
Hoje as atrações são:
16h – Espetáculo “Yo-Yo – Subir y bajar hasta encontrarse”
Sebastián Godoy/ARG
Local: Lona Sesc Circo (Av. Piraí)
17h – Espetáculo “Espavento”
Dupla GomesNinow/RS
Local: Largo da Lona Sesc Circo (Av. Piraí)
18h – Espetáculo “Amateur”
Palhaço Satin/COL
Local: Largo da Lona Sesc Circo (Av. Piraí)
19h – Performances de Paradas
Acromix Circus/RS
Local: Largo da Lona Sesc Circo (Av. Piraí)
20h – Espetáculo “Cabarézin da Nega”
Circo Travessia/DF
Local: Lona Sesc Circo (Av. Piraí)
DOMINGO (14/4) (BOX)
Amanhã as atrações são:
16h – Espetáculo “Cabarézin da Nega”
Circo Travessia/DF
Local: Lona Sesc Circo (Av. Piraí)
17h – Espetáculo “Tudo é possível”
Acromix Circus/RS
Local: Largo da Lona Sesc Circo (Av. Piraí)
18h30 – Espetáculo “O cubo na roda”
Dupla GomesNinow/RS
Local: Largo da Lona Sesc Circo (Av. Piraí)
19h30 – Espetáculo “Yo-Yo – Subir y bajar hasta encontrarse”
Sebastián Godoy/ARG
Local: Lona Sesc Circo (Av. Piraí)