Projeto da Acil sugere união de Pavilhões e criação de Centro de Eventos no Parque do Imigrante para a Expovale + Construmóbil 2024

Para o presidente da Acil, Joni Zagonel, o novo formato contínuo dos pavilhões vai permitir mais flexibilidade e oferecer um espaço qualificado para uso em eventos ainda maiores, especialmente as promoções culturais

294
Crédito: Divulgação/Acil

Com muitas das definições sobre a Expovale + Construmóbil 2024 já encaminhadas, a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) concentra esforços nas melhorias necessárias para que o Parque do Imigrante sedie o evento.  A preocupação maior recai nas modificações feitas nos Pavilhões 2 e 3, onde recentemente foram derrubadas as paredes que dividiam os dois ambientes e que agora aguarda conclusão por parte da prefeitura. Para contribuir com o processo, a entidade apresentou ao prefeito Marcelo Caumo e à secretária do Planejamento, Cátia Bertelli, um projeto de reestruturação do local, cujo andamento deve ser dado a partir de agora pelo poder público.

De acordo com o presidente da Construmóbil, Daniel Bergesch, a prefeitura já contava com um projeto para uma nova cobertura do local, o qual vai ser agregado com as melhorias sugeridas pela Acil. Segundo ele, o principal conceito apresentado é a criação de um centro de eventos adequado para atividades multissetoriais.

Responsável pelo projeto, o arquiteto Lucas Pedó esclarece que, além da adaptação, se busca uma nova identidade para o Parque, trazendo em sua concepção elementos e características marcantes para o local. Com a saída das pirâmides no telhado do Saguão, Pedó explica que a proposta é construir uma fachada que remeta às montanhas do Vale do Taquari, “devolvendo a imponência que o nosso parque precisa e merece”. Além disso, o arquiteto sugere que se substitua o nome “Parque” por “Centro de Eventos” e “Pavilhão” por “Salão”. “A troca de nomenclatura transmite mais seriedade e foco nos eventos da cidade polo do Vale do Taquari”, afirma.

Para o presidente da Acil, Joni Zagonel, o novo formato contínuo dos pavilhões vai permitir mais flexibilidade e oferecer um espaço qualificado para uso em eventos ainda maiores, especialmente as promoções culturais, sem comprometer a finalidade que o local já dispõe, como para práticas esportivas. Na sua avaliação, ao se tornar um ambiente multiuso, o Parque vai beneficiar entidades, organizações e toda a comunidade. “Isso pode agregar muito a todo o município”, projeta.

Ele também considera que o local precisa de ajustes maiores e comenta que a Acil já sugeriu para a prefeitura um projeto de médio e longo prazo para construção de uma sequência da portaria na Avenida Parque do Imigrante até o Pavilhão 1, criando uma área de recepção ao público mais ampla, coberta e bem estruturada.

Venda de espaços

Presidente desta edição da Expovale, Graciela Black revela que a comercialização dos estandes está em ritmo avançado. A Praça de Alimentação já tem 100% dos espaços ocupados, enquanto a área externa tem 90%. No Pavilhão 1, as vendas alcançaram 55% e o Pavilhão 4 deverá ter o layout concluído ainda nesta semana.

A Expovale + Construmóbil 2024 ocorre de 07 a 10 e de 13 a 17 de novembro no Parque do Imigrante, em Lajeado. As feiras são uma realização da Acil e Prefeitura de Lajeado, com patrocínio confirmado de Sicredi, Fruki Bebidas, Grupo Imec, Girando Sol, Florestal Alimentos e Brasrede.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui