“Agora é o governo da Gláucia”, diz prefeita eleita em Lajeado

706
Dupla eleita quer fazer governo que aproxime as cidades do Vale / Crédito: Luciana Brune

Gláucia Schumacher será a nova prefeita de Lajeado. Ela assume a liderança do Executivo após 8 anos como vice de Marcelo Caumo. A vitória foi obtida com 47,12% dos votos válidos e, segundo Gláucia, é um reconhecimento do trabalho realizado nas gestões atual e anterior. “Agora, começamos uma nova etapa”, diz.

Guilherme Cé será o vice. O empresário já foi secretário da Fazenda do governo de Caumo, mas, para ele, a campanha foi algo novo. “Nunca fui candidato ou pedi votos. É um aprendizado que amadurece qualquer um”, conta.

Quanto à continuidade do governo, eles ressaltam que a pandemia e as cheias mudaram a cidade e apresentaram novos desafios. “Os momentos difíceis foram importantes para mostrar que as escolhas feitas lá atrás foram corretas”, diz Cé, citando a redução de secretarias, o enxugar da máquina pública e uma gestão com responsabilidade fiscal.

“Foi o superavit em 2020 que tornou possível comprarmos respiradores, salvando vidas do Vale inteiro. Nas enchentes, o equilíbrio orçamentário possibilitou o enfrentamento daqueles momentos de forma mais célere e está possibilitando uma retomada”, declara.

Novo governo

A transição de governo deve ser tranquila. Gláucia e Caumo escolheram dois servidores cada. Quanto ao secretariado, ainda há conversas, mas os eleitos afirmam que haverá mudanças no secretariado. “Até por ser um novo governo; não é mais o governo do Marcelo Caumo, agora iniciamos o governo da Gláucia”, sinaliza a prefeita. As mudanças devem ser anunciadas em novembro. No Legislativo, eles terão nove vereadores na base aliada, de um total de 15.

Passada essa etapa, o papel é avançar no que deu certo e corrigir o que não andou. Um dos focos será os novos desafios de mobilidade, bem como olhar mais atento aos bairros em crescimento. A dupla identificou três eixos de atuação. Um é a reconstrução e prevenção às cheias. Outro é a mobilidade e infraestrutura, com novos e antigos gargalos. O último eixo é a zeladoria urbana. Também darão atenção a espaços de lazer nos 28 bairros.

Gláucia acredita que as mulheres – ela e Carine Schwingel, eleita prefeita de Estrela – poderão construir novas pontes, em todos os sentidos. Esse tema não pode mais ser abandonado e, inclusive, deve ser prioridade no seu plano de governo.

Sobre a BR-386, cita a contratação de estudo no governo atual para analisar possibilidades da nova ponte. “Precisamos pensar menos no lugar e pensar em fazer acontecer. Quando tivermos os resultados do estudo, partimos para a ação”, afirma.

- publicidade -