Vereadores de Teutônia propõem título de Cidadão Teutoniense ao capitão Fábio Bilhar

Comandante atuou por 3 anos em Teutônia, se despedindo em janeiro para assumir o Batalhão com sede em Lajeado.

712
Capitão Fábio Bilhar em entrevista para a rádio Popular FM. Créditos: Camille Lenz da Silva

Os vereadores Luias Wermann (PSD), Claudiomir de Souza (UB), Hélio Brandão (PSDB) e Neide Schwarz (PSDB) assinam o projeto de lei que propõe conceder o título de Cidadão Teutoniense a Fábio Cézar Bilhar, capitão da Brigada Militar.

Bilhar atuou por 3 anos em Teutônia, com ênfase ao combate ao tráfico de drogas. Foram mais de 101 ações de apreensão, com cerca de 200 indivíduos presos. Sob seu comando, o município completou 3 anos sem homicídios e teve roubos reduzidos em cerca de 90%.

O capitão se despediu de Teutônia em janeiro deste ano para assumir o cargo de chefe do Estado Maior do 22° Batalhão de Polícia Militar (BPM) e de comandante da Companhia de Lajeado.

Bilhar é oriundo do 40° BPM, onde exerceu a função de chefe do Estado Maior e de comandante da Companhia de Teutônia, e anteriormente da Companhia de Taquari.

Conforme a justificativa dos vereadores, o capitão da Brigada Militar Fábio Cézar Bilhar, quando na qualidade de comandante de Teutônia, atuando no 40º Batalhão de Polícia Militar, mostrou-se uma figura central na promoção da segurança pública e no desenvolvimento da cidade de forma paradigmática. Desde sua chegada ao comando em 2021, suas iniciativas não só transformaram a dinâmica da segurança na região, mas também projetaram Teutônia como um exemplo a ser seguido por outras cidades.

O capitão Bilhar tem construído parcerias com a comunidade, empresários, entes públicos e líderes locais, evidenciando que a segurança é uma responsabilidade compartilhada. Sua capacidade de comunicação e engajamento com diversos setores tem sido essencial para cultivar uma cultura de segurança colaborativa em Teutônia. Esse tipo de engajamento não apenas fortalece a confiança na polícia, mas também transforma a percepção da segurança na cidade, criando uma cultura de responsabilidade compartilhada​.

A abordagem de Bilhar em relação à segurança pública é multifacetada. Ele tem se dedicado a implementar ações proativas, como combater o tráfico de drogas e a violência associada, e promover a educação e conscientização da população sobre crimes, inclusive virtuais, que têm se tornado uma preocupação crescente. A eficiência dessas ações é evidente nos baixos índices de criminalidade em comparação a outras regiões, permitindo que Teutônia alcance uma reputação de destaque em segurança pública em nível nacional.

O projeto de lei deve entrar na pauta da sessão da Câmara desta terça-feira (19/11).

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui