AERC Juventus Sub-12 é a primeira campeã da Copa Teutônia Cooperativa Languiru

Primeira final da competição ocorreu nesta terça-feira. Finais das demais categorias ocorrem na quinta-feira, na SER Gaúcho

1654
AERC Juventus foi a campeã na categoria Sub-12 / Crédito da foto: Édson Luís Schaeffer / Divulgação

A 14ª Copa Teutônia Cooperativa Languiru de Futebol teve a sua primeira final nesta terça-feira (21/01), pela categoria Sub-12 (2008). E a campeã da categoria foi a equipe teutoniense AERC Juventus, que venceu o Pedro Osório Galera por 2 a 1. As finais das demais categorias ocorrem na quinta-feira.

O jogo da primeira final ocorreu na manhã desta terça-feira, no campo da Associação dos Funcionários da Elegê Alimentos, no Bairro Languiru. Em jogo disputado, a Juventus saiu na frente e fez o primeiro gol, já no segundo tempo. Pedro Osório Galera reagiu e fez o gol de empate. Poucos minutos depois, a Juventus fez o segundo gol, placar que se manteve até final da partida, sagrando-se campeã da categoria. Aliás, a categoria 2008 da AERC Juventus também foi a bicampeã da 2ª Copa Salvador do Sul de Futebol, na semana passada.

O terceiro lugar da categoria Sub-12, em Teutônia, foi para a equipe Craques da Bola/Manchester, de Salvador do Sul, enquanto o Tupi Crissiumal, de Crissiumal, ficou na quarta colocação. O artilheiro da categoria foi Pedro Moreira, do Pedro Osório Galera, com seis gols. O goleiro menos vazado foi Christian Dick, da AERC Juventus.

As finais das demais categorias – Sub-17 (2003), Sub-16 (2004), Sub-15 (2005), Sub-14 (2006) e Sub-13 (2007) – ocorrem na quinta-feira, dia 23, tendo como local a praça esportiva da SER Gaúcho, no Bairro Teutônia, com os jogos iniciando ainda pela manhã. Nesta quarta e quinta-feira, ocorrem as quartas de final e as semifinais, respectivamente.

Mais detalhes da competição

Mais de 1.700 atletas, 86 equipes, 30 clubes, 163 partidas, 11 campos e seis categorias. Estes são os números da 14ª Copa Teutônia Cooperativa Languiru de Futebol, que teve início na noite de sexta-feira, dia 17 de janeiro, movimentando as praças esportivas do município, além das escolas e sedes de entidades comunitárias que estão servindo de alojamento. A Copa Teutônia, considerada um dos maiores certames de categoria do Brasil, reúne equipes do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além da Argentina.

O diretor do Planeta Bola Eventos, Rubens Andrade Dias, ressalta que a competição está ocorrendo conforme o previsto. “Teutônia se distingue das demais competições pela sua estrutura de campos, alojamento e alimentação. Teutônia faz coisas que nenhum lugar nesse país faz. E este ano não está sendo diferente. Estamos tendo jogos de altíssimo nível e tudo está ocorrendo dentro do previsto”, avalia.

O secretário de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Teutônia, Jean Marcos Galvão, destaca que a Copa Teutônia já é tradicional e tem revelado verdadeiros talentos do futebol. “Além disso, o município está mostrando as suas potencialidades, o que gera movimentação na rede hoteleira e no comércio. A cada edição que passa,estamos cada vez mais satisfeitos com esta parceria”, sublinha.

Os 163 jogos estão movimentando as praças esportivas do Gaúcho (Bairro Teutônia), Elegê (Bairro Languiru), Atlético Gaúcho (Bairro Canabarro), União (Linha Germano), Cruzeiro (Bairro Languiru), Esperança (Bairro Languiru), Fluminense (Linha Harmonia), Alto Taquari (Linha São Jacó), Lawi (Linha Wink), Ouro Verde (Bairro Alesgut) e Ribeirense (Linha Ribeiro). Durante este período, os atletas estão recebendo três refeições diárias, tendo como praça de alimentação a Associação Pró-Desenvolvimento do Bairro Languiru.

A realização é da Administração Municipal, através da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer e Secretaria da Educação, com a organização do Planeta Bola, empresa que realiza as competições de categoria de base em diversas cidades do Brasil. Neste ano, a grande parceira do evento é novamente da Cooperativa Languiru.

Pedro Osório Galera foi a vice-campeã na categoria Sub-12
- publicidade -