Mais de 300 cidades gaúchas atingem meta da vacinação contra a pólio

255
No Vale do Taquari, Estrela é um dos municípios que ainda não atingiu a meta. Créditos: Raiza Milhomem/ Ascom Semus

Mais de 420 mil crianças entre um e quatro anos de idade foram vacinadas na campanha de vacinação contra a poliomielite em todo o estado, encerrada no sábado (22/10). A meta de cobertura de ao menos 95% do público foi alcançada em 321 cidades. Na média, o percentual no RS ficou em 76%.

A população total estimada de um a quatro anos no estado é de 553.814, dos quais 420.679 ou 75,9% foram vacinadas. Das crianças de até um ano, 79,8% foram imunizadas. Até dois anos, a porcentagem mais baixa: 71,3%. Até três anos, 75% receberam a dose e até quatro anos, 78,1%.

Oficialmente, os dados serão conhecidos na próxima semana, já que o sistema de registro do Ministério da Saúde estará aberto até o dia 31 deste mês para digitação das doses aplicadas durante o período.

Apesar do término da campanha, a vacinação contra a pólio segue disponível nas Unidades Básicas de Saúde. A diferença é que na campanha a vacinação é indiscriminada para todas crianças na faixa etária de 1 a 4 anos, enquanto na rotina ela ocorre em idades específicas:

Idade – dose

2 meses – 1ª dose (injetável)

4 meses – 2ª dose (injetável)

6 meses – 3ª dose (injetável)

15 meses – 1º reforço (“gotinha”)

4 anos – 2º reforço (“gotinha”)

No Vale do Taquari, Teutônia, Lajeado, Westfália, Poço das Antas, Imigrante, Colinas, Bom Retiro do Sul alcançaram a meta. Em Estrela restam ainda 10% para atingir os 95% pedidos pelo Ministério da Saúde.

- publicidade -