2ª Estrelas do Conhecimento é lançada com 156 projetos de 15 municípios pré-inscritos

Feira ocorre entre os dias 28 e 31 de agosto no Porto de Estrela.

415
Evento ocorreu na sede social da Soges, no Centro. Créditos: Camille Lenz da Silva

A sede social da Soges em Estrela ficou pequena na noite desta terça-feira para a quantidade de pessoas que vieram prestigiar o lançamento da segunda edição da Estrelas do Conhecimento – Feira da Inovação, Ciência e Tecnologia. Agendada para os dias 28, 29, 30 e 31 de agosto no Porto de Estrela, a proposta neste ano é que sejam incorporados municípios dos Vales do Taquari e Rio Pardo, bem como escolas estaduais e particulares e a educação infantil.

Na chegada, todos foram recepcionados ao som do piano de Arthur Sulzbach, um dos palestrantes da noite.

Arthur Sulzbach acolheu os convidados com música. Créditos: Rodrigo Angeli/Governo de Estrela

Após, a secretária de Educação de Estrela, Elisângela Mendes, abriu o evento, agradecendo aos colegas de pasta dos 15 municípios pré-inscritos e as mais de 500 pessoas presentes no evento. “Por acreditarem nesse sonho conosco, por estarem aqui. Graças a vocês, a nós, a educação do Vale do Taquari é referência, e vamos mostrar ainda mais isso na feira. Haverá surpresas, momentos especiais, nossos alunos tomando o lugar de destaque que merecem. É a festa do conhecimento e do saber. Quero agradecer também a equipe da Smed, que sonhou junto comigo”, citou.

Por último, pediu aos educadores presentes que nunca deixem de sonhar. “Precisamos continuar a plantar sonhos na vida dos nossos alunos, despertando-os para ir além, para o potencial que possuem e para um universo de possibilidades. Por meio da educação e do conhecimento é mais fácil atingir sonhos e objetivos de vida”, finalizou.

A secretária Elisângela Mendes abriu a programação. Créditos: Camille Lenz da Silva

Seguindo as falas, o prefeito de Estrela, Elmar Schneider, enalteceu o trabalho dos professores, que segundo ele representam mais de 70% do funcionalismo público da Administração. “Não tenho dúvidas de que não se transforma nada na vida, não se revoluciona uma região, um estado e a união sem educação. E se depender dos nossos professores e equipe, Estrela vai ser o melhor município no Brasil para se viver. Dos 1.100 servidores que temos, 800 são da Educação”, apontou.

Ele ainda chamou a atenção de todos os representantes do Vale do Taquari no local: “Em Estrela tomamos uma iniciativa, na qual a Secretaria de Educação ficasse realmente nas mãos da equipe da educação. Queria lançar isso para o Vale – quem sabe todos os municípios passem a fazer o mesmo gesto; que os secretários sejam escolhidos sempre pela vontade da comunidade escolar, que coloquemos a educação realmente em primeiro lugar”, sugeriu.

Estímulo à pesquisa

O primeiro a falar para o público foi o pianista e técnico de piano estrelense Arthur Sulzbach. Aos 23 anos, é hoje um dos poucos profissionais do país e o único do Vale do Taquari capacitado a restaurar o instrumento. O jovem iniciou sua apresentação contando sobre sua infância enquanto aluno da Emef Santo Antônio. “Comecei a fazer ciência sozinho, porque infelizmente, na minha época, não recebi o incentivo que precisava dos meus professores. Todo esse percurso foi sozinho e não me orgulho disso, porque acho que todo o aluno, estudante, pesquisador precisa de um professor orientador e de todo um apoio e escopo, como é o caso da iniciativa da Secretaria de Educação e da Prefeitura de Estrela”, pontuou.

E completou: “Dos mais de 2 mil alunos que participaram em 2022, talvez um siga o caminho acadêmico, e terá valido a pena. Se nenhum seguir, também terá valido a pena. Aquilo que vocês, professores, mentores, plantarem hoje, vai repercutir na vida de cada um dos alunos. Eu não segui o caminho da ciência, decidi ser empresário. E ser empreendedor também é uma ciência, a do fazer, de colocar a mão na massa”, finalizou.

Sulzbach abordou desafios enfrentados durante a infância por falta de apoio educacional na área da iniciação científica. Créditos: Camille Lenz da Silva

Desafios da prática pedagógica

O evento contou ainda com a palestra magna de Augusto Niche Teixeira, doutor em Educação e líder do grupo de Educadores Google Canoas (Google For Education). Com o tema “Educação: desafios para a prática pedagógica”, o professor desenvolveu, ao longo de uma hora, uma grande narrativa entorno do engessamento da educação, da importância dos professores manterem sua criatividade e desenvolverem a cientificidade.

“O professor precisa ser disruptivo, arriscar, tentar algo diferente, e na cultura do fechamento, a gente às vezes perde um pouco desse espaço ou dessa capacidade de romper e transbordar. Como o prefeito disse, esse projeto tem que transbordar as próprias bordas”, projetou.

Teixeira, com uma palestra interativa e animada, enfatizou que a principal barreira para a educação é nossa própria forma de existir. “Nossa rotina é louca, não temos mais tempo. A gente vai botando tudo na frente da leitura, da felicidade, da produção. Pensamos em inovar, mas seguimos trabalhando enlouquecidamente e não dá tempo. Por isso, para eu me constituir como um sujeito inovador, preciso começar a romper com algumas coisas, inclusive sobre o jeito como eu existo”, citou.

“É uma alegria ver este protagonismo que a cidade de Estrela está construindo na ciência. É a prova que o interesse e a intencionalidade transformam uma realidade. Estrela está servindo de exemplo para todo o Rio Grande do Sul”, pontuou.

“Guto Niche” interagiu com a plateia com imagens e situações cotidianas e de épocas. Créditos: Camille Lenz da Silva

Sobre a feira

Na segunda edição da Estrelas do Conhecimento, além da etapa municipal, que antecede a feira e de onde sairão os melhores trabalhos a serem apresentados, o evento terá a etapa regional. Até então já são 156 projetos de 15 municípios pré-inscritos. Com um dia a mais para o evento, poderão participar, além das escolas da rede municipal estrelense e de outras cidades do Vale do Taquari, também educandários particulares e estaduais.

Os dias 28 e 29 estão reservados para a etapa municipal, que deverá ter 100 trabalhos selecionados, enquanto que de 30 a 31 de agosto haverá a fase regional. Outra novidade é a participação da educação infantil, em um espaço paralelo, com trabalhos elaborados pelas crianças das Emeis de Estrela.

Em 2022, a primeira edição trouxe mais de 11,8 mil pessoas ao Porto. Na oportunidade, foi possível conferir os diversos projetos e trabalhos de alunos estrelenses do ensino fundamental, além de exposições, palestras, congressos técnicos e apresentações culturais.

Dentre as autoridades regionais presentes no evento, marcaram presença membros de mais de 20 municípios de Educação: Anta Gorda, Bom Retiro do Sul, Capitão, Colinas, Cruzeiro do Sul, Doutor Ricardo, Encantado, Fazenda Vilanova, Lajeado (IFSul), Pouso Novo, Santa Clara do Sul, Sério, Taquari, Travesseiro e Westfália.

Mais informações no site www.estrelasdoconhecimento.com.br

- publicidade -