Eduardo Leite estima fim da EGR e lançamento dos editais de concessões para 2024

Governador do RS foi o palestrante da reunião-almoço da Cacis nesta quarta-feira (7/6).

1025
Crédito: Camille Lenz da Silva

O governador Eduardo Leite palestrou, na manhã desta quarta-feira (7/6), na reunião-almoço da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela. Na oportunidade, falou sobre o tema “Prioridades para acelerar o desenvolvimento no Rio Grande do Sul”.

Durante sua explanação, trouxe informações sobre a retomada de investimentos públicos com recursos próprios, como a duplicação da ERS-118 entre Sapucaia do Sul e Gravataí, obras de pavimentação como forma de favorecer o desenvolvimento dos municípios no interior e melhorias em mais de 900 quilômetros de estradas.

Na área da Educação, abordou os programas Avaliar é Tri, Aprende Mais, Todo Jovem na Escola e Escolha Certa. Citou ainda a aplicação de R$ 228 milhões em recursos extra para reformas e investimentos, a contratação, formação e bolsa para docentes e o acréscimo de 166% no repasse estadual para a merenda escolar.

Na Saúde, lembrou da quitação de dívidas com hospitais e prefeituras, investimentos em reformas, ampliação e equipamentos em 102 hospitais, os programas Primeira Infância Melhor, Assistir, Cirurgias + e Rede Bem Cuidar.

Leite pontuou ainda a retomada no efetivo das forças de segurança, com o maior contingente desde 2010, a redução do número de mortes violentas e de roubos de veículos. Abordou também a questão da retomada na competitividade do Estado, parcerias com o setor privado e reajustes para buscar sanar a dívida gaúcha com a União, Precatórios e Previdência.

Coletiva de imprensa

Ao fim, Leite cedeu coletiva de imprensa aos jornalistas presentes. Segundo ele, não haverá tempo hábil para reanalisar e lançar os editais das concessões para os blocos 1 e 2, o que deverá ficar para 2024. Da mesma forma, estimou que a vida útil da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) seja de um ano e meio. “Sabemos que a empresa está com dificuldades, mas sem ela no momento seria ainda pior. É preciso fazermos as mudanças com calma e diálogo para que seja bom para a maioria”, comentou, adiantando que o Free Flow não é apenas uma possibilidade, mas uma probabilidade.

Languiru

Questionado quanto à situação da Cooperativa Languiru, Leite reforçou que o governo está envidando todos os esforços para dar o suporte possível. Citou a reunião com a equipe do Piratini, a cooperativa e bancos na segunda-feira (5/6), e pontuou que técnicos de várias pastas estão estudando alternativas e analisando os cenários.

Traumato-ortopedia

O governador também falou sobre a assinatura do convênio com o Hospital Divina Providência de Estrela, que garantiu a vinda da especialidade de traumato-ortopedia para o Vale do Taquari, motivo principal de sua visita à cidade. “São 72 cirurgias de média e 16 de alta complexidade por mês, além de 700 consultas especializadas. Isso vai aproximar soluções e oferecer perspectivas para as pessoas que estão esperando há muito tempo pela cirurgia, além de poder fazê-las mais perto de casa”, pontuou.

- publicidade -