Na manhã desta quarta-feira (23/4), a Cooperativa Certel realizou um café da manhã com autoridades e imprensa para o lançamento de três novos projetos.
O primeiro é a construção novo centro administrativo no Bairro Montanha, com cerca de 2 mil metros quadrados, num investimento de R$ 15 milhões. A inauguração está prevista para fevereiro de 2026, mês em que a Certel completará 70 anos.
O objetivo é reduzir o tempo de atendimento ao associado, aumentar a segurança do serviço prestado e dar mais confiança ao associado.
O terreno de 4,65 mil metros quadrados fica localizado na Avenida dos Ipês, ao lado da Avenida Benjamin Constant, proporcionando fácil acesso à BR-386 e à ERS-130, entre outros pontos.
A PAP Pavimentadora, da Imojel, já realiza as obras no local. Em troca, área de terras de aproximadamente 5 hectares foi acrescida ao Jardim Botânico de Lajeado.
Também houve a assinatura do primeiro contrato de serviços para instalação e manutenção da iluminação pública em Lajeado.
Os trabalhos serão prestados dentro da Certel Serviços, parte da Desenvolvimento, expandindo a atuação da cooperativa para atender empresas, construtoras e prefeituras.
Ainda, serão fornecidos limpeza de faixa de domínio que não são da Certel, venda e implantação de transformadores, cabines e materiais para subestações, instalação e manutenção de iluminação publica
O terceiro grande projeto é a securitizadora Lumen, que servirá como ponte para conectar e fortalecer todos os braços da Certel: Energia, Lojas, Serviços, Comercializadora de Energia, Geração e Artefatos de Cimento.
A proposta é dar mais autonomia para financiamentos aos associados, captação de recursos com menores custos, fortalecer o ecossistema com vantagens financeiras e fiscais e ampliar leque de soluções financeiras, promovendo autonomia dentro do próprio ecossistema.
“A estratégia reforça o propósito de impulsionar vidas e comunidades por meio dos resultados dos nossos negócios, especialmente considerando mais de R$ 1 bilhão em investimentos previstos para o futuro”, disse Cléverson Castro Ortiz de Oliveira, diretor administrativo financeiro da Certel.
Conforme o presidente da Certel, Erineo Hennemann, o objetivo é uma “gestão que busque só resultados, mas a melhoria da qualidade de vida das pessoas, seja na saúde, na educação, no esporte, áreas das quais a Certel incentiva tanto”, disse.







