A realização do Dia Estadual do Peixe em conjunto com a AquiBom, em Bom Retiro do Sul, de 7 a 9 de novembro deste ano, simboliza mais do que uma celebração: é o reconhecimento da força da aquicultura no Vale do Taquari. O evento reunirá produtores, técnicos, empresas, estudantes e lideranças políticas, mas também marca o retorno da atividade à região onde o movimento foi criado. Estrela sediou a primeira edição no dia 23 de outubro de 2015, com 250 participantes de 35 municípios. A programação itinerante já percorreu outras cidades.
Para João Alfredo Sampaio, zootecnista e assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, a união das programações é estratégica e fortalece o setor no Vale. “O Dia Estadual do Peixe é reservado ao encontro dos produtores, dos piscicultores, da indústria, de todos os segmentos da piscicultura. A AquiBom vai ser também um momento de encontro de todos esses segmentos. Então, uma coisa facilita a outra”, destaca.
A definição de Bom Retiro do Sul como sede tem valor simbólico, especialmente no contexto da reconstrução do Vale do Taquari após a tragédia climática de maio de 2024. “Vamos trazer para cá, de volta, o evento que foi criado aqui. O primeiro Dia do Peixe aconteceu no município de Estrela. Passa a ser mais uma vez um momento importante e de buscar, também, dentro da situação de reconstrução, ressaltar a importância da piscicultura para essa região”, afirma Sampaio.
A programação prevista contempla atividades voltadas tanto à qualificação técnica quanto ao fortalecimento institucional e político do setor. “Inicialmente, temos o café da manhã, a abertura, que é muito curta, e logo em seguida uma ou duas palestras, dependendo do tema e da extensão dele. Após isso, temos as manifestações dos diversos setores da cadeia produtiva”, explica Sampaio.

João Sampaio tem mestrado na área de piscicultura / Crédito: Arquivo Pessoal
Outro destaque será a presença da Câmara Setorial da Aquicultura do Rio Grande do Sul, reunindo representantes estaduais e federais. Segundo Sampaio, o objetivo é ampliar a articulação política e institucional. “Convidamos e buscamos a participação dos representantes políticos, dos diversos partidos, para sabermos qual é o nível de envolvimento desses entes com o desenvolvimento da nossa piscicultura”, pontua.
Encerrando a programação, o almoço típico local também ganha destaque por seu caráter de integração. “Durante o almoço acontecem as manifestações dos políticos presentes. Ele fica um almoço de negócios”, completa Sampaio.
O Dia Estadual do Peixe em Bom Retiro não apenas reforça a importância econômica e social da cadeia produtiva da piscicultura no Vale do Taquari, como também convida o público geral a conhecer mais sobre uma atividade em plena expansão – que movimenta famílias, gera renda e tem papel estratégico na diversificação agropecuária da região.
A 1ª AquiBom será de 7 a 9 de novembro no Recanto Novo Paraíso, em Sanga Funda – Bom Retiro do Sul. Haverá exposição de produtos e serviços, experiências de campo, palestras, atrações culturais, shows e jantar com pratos de peixe.