O novo radar meteorológico do Rio Grande do Sul está em fase de adaptação da estrutura que será instalado, a previsão é que o equipamento seja inaugurado em agosto. Operado pela Climatempo, o radar ficará localizado no Morro São João, em Montenegro, a 77km de Porto Alegre.
O monitoramento será feito a partir da sede da Defesa Civil do estado e a Climatempo terá uma equipe de seis meteorologistas dedicados para atuar 24 horas por dia nos sete dias da semana. Esses especialistas serão responsáveis por alimentar os modelos meteorológicos que devem orientar e alertar a população.
“Quando entrar em operação, o equipamento fornecerá informações de previsões de curto prazo, de 3h a 6h, com mais precisão dentro de um raio de 150km, abrangendo, principalmente, as cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre”, destaca a meteorologista da Sala de Situação da Secretaria do Meio-Ambiente, Cátia Valente.
Tecnologia
O radar é um equipamento de banca C, composto de hardware robusto, o diferencial é a tecnologia de ponta que utiliza modelagem numérica de nowcasting e inteligência artificial. Podendo diminuir a área de observação em pixels de até 200m por 200m, elevando a precisão.
O trabalho de modelagem numérica utiliza dados das estações meteorológicas e hidrológicas, que medem os parâmetros atmosféricos e o nível dos rios da região. Quando o radar meteorológico estiver operando, também será usado este banco de dados na modelagem para acuracidade das previsões.